quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O FOLCLORE BRASILEIRO DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA









Fernanda Toffuli

O folclore do Vale do Paraíba é muito rico, voltado principalmente para o lado rural. Em Taubaté, no estado de São Paulo, ele é composto por danças que representam a miscigenação entre o índio, o negro e o branco, além de figuras feitas de barro e de lendas e histórias, lembrando também a  gastronomia.



A característica do folclore é que ele pode ser mutável, sendo passado de geração para geração, na qual os costumes podem ser modificados. “ O folclore é um movimento popular dinâmico”, acrescenta Marcelo Pires, professor e doutor em multimídia. 




A dança mais conhecida da região é o moçambique, que foi trazida pelos negros africanos e introduzida no Brasil, ainda no período colonial. “Nós precisamos entender que a dança é a manifestação da alegria, da festa e do significado da celebração, seja ele qual for”, comenta Armindo Boll, professor de história da Universidade de Taubaté (UNITAU). 

 
Quando falamos nas figuras de barro, no início deste texto, queríamos citar a “Casa dos Figureiros”, já que essas imagens representam o  cotidiano do povo do Vale do Paraíba e o estilo de vida do interior paulista.




“Quase todas as figuras tem um caráter religioso, interiorano e principalmente de resgate da cultura caipira”, explica Décio de Carvalho, artesão figureiro.


O folclore significa sabedoria popular, sendo suporte necessário para manter viva a historia de um povo ou de um agrupamento de pessoas. 


Maria Angu, na festa do folclore da rua Imaculada, em Taubaté-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário