domingo, 14 de outubro de 2012

EL NIÑO: ENTENDENDO O FENÔMENO CLIMÁTICO





Por Cássio Ribeiro


O Oceano Pacífico abrange cerca de 180 milhões de quilômetros quadrados da face externa de nosso planeta, o que representa um terço de toda a superfície da Terra. Sendo o maior de todos os oceanos, o Pacífico também reúne quase a metade do volume de água e da superfície de todos os mares, e também possui a marca da maior profundidade já registrada em todos os oceanos, que são os – 10.912 metros das Fossas Marianas, localizadas ao sul do Japão.
Extensão do Oceano Pacífico e a localização das Fossas Marianas, em preto. O Equador é a linha horizontal que divide a esfera em duas metades (hemisférios)


Observando o mapa acima, pode-se notar que a bacia do Oceano Pacífico apresenta um aspecto rusticamente circular. À direita ou a leste, é limitada pelas Américas (do Norte, Central e do Sul). Já à esquerda ou no limite extremo oeste do Pacífico, estão localizados o Japão ao norte, o arquipélago da Indonésia ao centro, e a Austrália mais ao sul.


Na região onde a esfera terrestre é dividida em duas metades ou hemisférios norte e sul, está a linha do Equador, que marca também a região mais quente do Planeta, também chamada de zona tropical.



Nessa região central (Equador) da superfície do imenso Oceano Pacífico, em condições normais, os ventos naturalmente ocorrem na direção da direita (leste) para a esquerda (oeste), ou seja, da costa da América do Sul, onde estão o Peru e o Chile, para a Região do outro extremo do Pacífico, onde fica a Indonésia. Esses Ventos são os chamados Ventos Alíseos.



Os Ventos Alíseos acabam empurrando para o oeste uma grande quantidade da camada de água mais quente localizada na superfície do Oceano Pacífico. Essa água mais quente acaba se concentrando próximo da costa da Indonésia, onde, nessas condições, a superfície do Pacífico fica cerca de meio metro mais elevada do que na outra extremidade do mesmo Oceano, na costa da América do Sul, onde está o Peru e o Chile.



Esse fenômeno natural também ocasiona uma subida ou ressurgência das águas mais frias das profundezas do Pacífico, que acabam aflorando na extremidade direita deste Oceano, próximo à costa da América do Sul. Essas águas mais frias das profundezas possuem grande quantidade de oxigênio dissolvido, e também sobem carregadas de nutrientes e microorganismos, que servem de alimento para os peixes daquela região.


 
A ilustração mostra a ação dos ventos que concentram as águas mais quentes na esquerda ou oeste, e possibilitam o afloramento ou a ressurgência das águas mais frias na extremindade direita ou leste


A costa esquerda da América do Sul é umas das regiões onde há maior abundância de peixes na Terra. A pescaria de anchovas no Chile e no Peru já registrou a impressionante marca de 12 milhões de toneladas capturadas por ano.
 

Como as águas mais quentes do Pacífico ficam localizadas no extremo oeste, junto à Indonésia, ali ocorre maior evaporação e formação de nuvens. O ar quente também sobe nesse processo de evaporação e é formado então um ciclo de interação e movimento compensatório entre a superfície do Pacífico e a região da atmosfera localizada a cerca de 15 quilômetros de altitude.

Os Ventos Alíseos sopram para a esquerda junto a superfície do Pacifico. A água mais quente é concentrada próximo da Indonésia. Ocorre a evaporação e o ar quente sobe. O ar frio, localizado a cerca de 15 mil metros de altitude, se desloca para a direita. 
Numa reação compensatória, o ar frio desce na outra extremidade do Pacífico, onde fica a região que abrange o Peru e o Chile, na costa sul-americana, que por sinal acaba registrando baixa incidência de chuvas nessas condições.


Outra ilustração que mostra a ação dos Ventos Alíseos, que concentram a água mais quente, em vermelho e laranja, na estremidade esquerda ou oeste do Pacífico, onde ocorre intensa evaporação e elevação do ar mais quente. O ar mais frio da atmosfera desloca-se para direita ou leste


Tudo no Planeta fica equilibrado até o fenômeno El Niño entrar em cena. O El Niño é, à grosso modo, o aquecimento acentuado das águas da superfície do gigante Oceano Pacífico, na região ao longo da linha do Equador. Mas como isso ocorre?



Em primeiro lugar, os cientistas garantem que o El Niño é um fenômeno natural, que ocorre em alguns anos e em outros não, num ciclo não definido e que dura entre 2 e 7 anos geralmente.


Embora não haja certeza, alguns cientistas afirmam que em anos de El Niño, o aquecimento das águas também é ocasionado pela atividade dos vulcões submersos no Pacífico. Outros afirmam que os El Niños coincidem com os anos de maior incidência das manchas solares.



Atualmente, pelo fato de ser um fenômeno natural, os estudiosos só sabem ao certo prever quando um novo El Niño irá começar, o que irá causar, e quando irá terminar.

Sem que possa ser explicado o motivo certo, um El Niño ocorre quando os Ventos Alíseos ficam mais fracos e até, em certas ocasiões, sopram no sentido contrário ao observado em anos que não há El Niño. Essa mudança interrompe o deslocamento das águas quentes para o oeste, onde está a Indonésia.



Com a diminuição da intensidade dos Ventos Alíseos, as águas mais quentes voltam para o leste, ficando distribuídas por toda a região central do Pacífico, sobre a linha do Equador







A superfície do Pacífico fica mais estável e as águas quentes se distribuem por toda região ao longo da linha do Equador. As águas frias não sobem com nutrientes e oxigênio, o que obriga os peixes a migrarem da costa sul-americana esquerda. Muitos morrem.

  

A evaporação ocorre em grande escala na superfície central ou equatorial do Pacífico, o que gera intensa subida do ar quente para a atmosfera. Pela lei compensatória, na região que fica a cerca de 15 quilômetros de altitude, o ar frio é empurrado para os lados e acaba descendo já não tão frio, na região da Indonésia, no norte e leste da Amazônia, e no norte da Região Nordeste Brasileira.





Com o El Niño, o Pacífico fica mais quente (região vermelha e laranja). A evaporação ocorre ao longo da linha do Equador, e as águas mais frias, em azul, não emergem mais na costa da América do Sul, à direita, no leste








Ao contrário do que ocorre com a evaporação das águas quentes, esses ares que descem das regiões superiores da atmosfera em anos de ocorrência do El Niño, acabam inibindo a formação de nuvens, o que explica a intensa seca registrada na Amazônia, na Indonésia e no Nordeste Brasileiro em anos de El Niño.



Nos anos de 1982/83 e 1997/98, o fenômeno El Niño ocorreu com maior intensidade em todo o século 20. Em 1997/98, a Indonésia registrou uma das maiores secas de sua história. Muitas pessoas precisaram usar máscaras para suportarem os altos índices de poluição provocada pelas queimadas e pelos gases emitidos nas grandes cidades.



No Brasil, em 1998, foi registrada grande seca em Roraima, o que ocasionou uma das piores queimadas já ocorrida em todos os tempos na região. No mesmo ano, a seca espalhou fome e miséria na região do semi-árido nordestino brasileiro.









No gráfico que mostra as temperaturas do Pacífico em 1997, ano em que foi registrada a incidência do El Niño com maior intensidade em todo o século 20, as águas mais quentes, em marrom e vermelho, estão distribuídas por toda a região equatorial do Oceano





O El Niño é um fenômeno natural e sempre existiu. Os cientistas pesquisam se o El Niño teria relação com o aquecimento global, mas é necessário separar a variação climática natural ocasionada pelo El Niño, e o aquecimento gerado pelas atividades humanas, diretamente relacionadas com o efeito estufa.



O mestre em Meteorologia, Gilvan Sampaio de Oliveira, responsável pela Operação Meteorológica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista/SP, esclarece no livro "O El Niño e Você, O Fenômeno Climático", publicado em 1999, alguns tópicos curiosos sobre o El Niño:



"...Muitas vezes durante o episódio de 1997/98, fenômenos que ocorreram como chuvas excessivas que provocaram enchentes foram atribuídas ao El Niño, quando em muitos casos não era verdade. É aquela velha história: já que ele está ai, vamos colocar a culpa nele ... Bastava acontecer algum evento meteorológico extremo para botarem a culpa no pobre El Niño ... Demonizar o El Niño ou achar que ele é uma catástrofe enviada pelos deuses, ou ainda achar que ele é uma das desavenças de final de século ou de final de milênio, não !!!! Ele é um fenômeno natural que sempre existiu e que vai sempre existir. Não é causado pelo efeito estufa ou pelo aumento de partículas sólidas na atmosfera, como por exemplo a poluição das grandes cidades. Também não é ocasionado pelo chamado buraco na camada de ozônio..." Explica Gilvan Sampaio, nas páginas 1,2 e 3 do livro.



O El Niño já foi observado desde anos remotos, por volta de 622 depois de Cristo (D.C), quando foram verificadas fracas cheias do Rio Nilo, o que prejudicava severamente a atividade agrícola no antigo Egito.



O navegador espanhol Francisco Pizarro registrou uma contracorrente oceânica que vinha do norte para o sul, na costa esquerda da América do Sul, em 1525.



No final do século 19, marinheiros que percorriam em pequenas embarcações a costa do Peru e do Chile, no oeste da América do Sul, observaram a mesma corrente que surgia só em alguns anos, no período próximo ao Natal; por isso, passaram a chamá-la de El Niño (O menino em espanhol), em referência ao menino Jesus.



A chegada da corrente coincidia com chuvas fortes, que transformavam algumas regiões desérticas em frondosos jardins. Por outro lado, os peixes e os pássaros que se alimentavam deles desapareciam daquela região nos períodos dos anos em que ocorria a curiosa corrente.



Ao contrário do El Niño, também pode ocorrer em alguns anos, um resfriamento acentuado das águas centrais do Pacífico, o que também ocasiona diversos distúrbios climáticos no mundo. Nesse caso, o fenômeno é chamado de La Niña (a menina em espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário