domingo, 1 de maio de 2011

EDITORIAL DE LANÇAMENTO DO BLOG

Pode parecer estranho o fato de um blog começar com o nome de uma web rádio. Na verdade, trata-se de algo normal nesses tempos da toda poderosa Internet. Em toda a história da Comunicação, só a Internet é capaz de possibilitar a união, em uma única expressão midiática, dos textos dos antigos jornais impressos, dos vídeos antes somente televisionados, e do som que há até algumas décadas só era possível de ser transmitido por meio de irradiação de ondas pelo ar.

Hoje, tudo flui junto nessa maravilhosa mídia que, ao mesmo tempo que é mídia independente e democrática, reúne dentro de si própria todas as outras possibilidades de propagação da informação existentes antes dela.

Estima-se, por meio de comprovações científicas, que o planeta Terra exista há cerca de 5 bilhões de anos. A mesma ciência também atesta que o ser humano está sobre a superfície da Terra há aproximadamente 500 mil anos. Nessa relativamente “pequena” porção de tempo em que o homem existe sobre o Planeta, ele foi capaz de descobrir a roda, o fogo, a expressão da fala, a escrita e a Internet claro, que, sem dúvida, pode ser comparável e também está no mesmo patamar de todas as mais revolucionárias descobertas do homem; revolucionárias no sentido de poder alterar significativamente a forma como ele vive.

Mesmo que seja certo que muitos de nós não estaremos mais por aqui, tente imaginar como será o mundo daqui há 50 anos, ocasião em que quase toda residência terá uma potente banda larga como tem luz elétrica hoje em dia. Um blog já é, em potencial, revista, jornal, vídeo e rádio. É reportagem, notícia, artigo de opinião, editorial, nota; tudo ao mesmo tempo agora, como diz a letra da música tema do 6º disco da banda brasileira de rock Titãs, disco que por sinal tem o mesmo nome (Tudo ao Mesmo Tempo Agora). Aliás, falando em banda de rock, em Titãs e em Tudo ao Mesmo Tempo Agora, vamos ao que interessa por aqui.

O blog da Rádio Web Matrix surge em momento oportuno, pois faz tempo que o rock está em segundo plano no Brasil, se compararmos, por exemplo, o cenário do rock nacional do início da década de 80 com o dos dias de hoje. A Rádio Web Matrix, em todas as suas nuances, será direcionada ao público do skate, do montain bike, do surf e dos mais variados esportes radicais que, obviamente, se fazem existir “ninados” pelo velho, bom e tradicional rock and roll.


























Para a nossa sociedade das mulheres frutas, das micaretas, dos funks e dos pagodes, acaba sendo bem ousado falar de rock e tocar rock exclusivamente em um veículo de comunicação, pois muitas vezes, quando alguém vê uma pessoa vestida com camisa preta de banda na rua, em muitas delas homens de cabelos compridos, logo pensa ou comenta: “ali vai mais um drogado!”. Mas se esquece de refletir sobre onde estão os alienados.










O verdadeiro rockeiro em essência, de cabelos compridos ou não, é um bancário, padeiro, médico, feirante e até militar como eu. Se esforça para viver como um cidadão normal e, dentro do possível, poder sempre pagar suas contas e impostos rigorosamente em dia, e não necessariamente precisa ser aquele que sobe o morro às 3 horas da manhã para comprar entorpecentes. Também sofrem com esse mesmo tipo de preconceito por expressiva parcela da população brasileira, os praticantes de skate, surf e dos outros esportes radicais de ação.É preciso desmistificar alguns comportamentos pontuais e muitas vezes isolados que acabam tomando vulto e são adotados como referência geral e rótulo do todo de um estilo musical e de vida como o do rock.

Ter um blog é como ter um imenso tomagoshi da Bandai. Aquele bichinho virtual que revolucionou e era bem comum no final dos anos 90, tempo em que a Internet ainda era uma mera célula embrionária que começava a se desenvolver no Brasil. Sustentar um blog com periodicidade que não o deixe poder ser chamado de abandonado é pelo menos atualizá-lo com um novo texto, um novo vídeo ou uma nova entrevista toda semana pelo menos. Não sei se será possível manter neste blog uma periodicidade semanal sem falhar, pois ainda não consigo viver só do jornalismo como gostaria. Minha outra atividade, de forma nobre e justa, exige muito do meu tempo. Porém, dentro da medida do possível, pretendo virar algumas noites por aqui cuidando do tomagoshi da Rádio Web Matrix.

Espero que, em relação às bandas e aos ícones do rock apresentados por aqui, sirvam sempre de referência as atitudes que compõem a parte dos bons exemplos, dos lirismos poéticos de determinadas letras e dos trabalhos que marcaram a cultura do rock pelo mundo a fora nesses 60 anos em que o vovô cheio de vitalidade chamado rock existe.

Também costuma-se dizer que o diabo é o pai do rock. No Brasil, essa definição ganhou campo graças a Raul Seixas, que acabou propagando esta idéia por meio de uma de suas mais famosas letras, talvez ainda norteado pelos tempos de sua juventude em que praticou, sobre livre arbítrio pessoal e não por ser rockeiro, o satanismo junto com o amigo inseparável de então, o hoje o consagradíssimo escritor brasileiro Paulo Coelho. É fato que algumas bandas de rock pelo mundo e no Brasil evocam aquele nome avesso a Deus para conseguir sucesso, mas isso ocorre nos mais variados ramos de atividades, sejam elas artísticas ou não. Para nós da Rádio Web Matrix, Deus sim é o pai do Rock; sabe por que? Porque só algo que é produto de Deus pode ser imortal como ele.





Como dizia Cazuza: “o rock é um movimento, como um rio que corre em direção ao mar.” Para nós da Rádio Web Matrix, esse bom movimento chamado rock é também imortal. O rock vem e vai, enfraquece e volta forte. Às vezes, até mesmo ressurge em uma nova geração como a de hoje com o sugestivo nome da banda Restart.

É ano de mais uma edição do Rock In Rio. Espero que, de fato, assim como o verdadeiro pai do rock, Deus, o simpático rock seja verdadeiramente imortal. E vocês, leitores, ouvintes e expectadores, sejam muito bem-vindos por aqui e voltem sempre.



Cássio Ribeiro

3 comentários:

  1. legal,pois agora ja sei quem é o renato rocha,gostei muito de ter obtido todas essas informaçoes,

    ResponderExcluir
  2. Show esse blog!!! Vlw amigo, um grande abraço, Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Olá
    gostaria de saber onde encontraram esse player gostava de saber onde
    obrigado

    ResponderExcluir