terça-feira, 23 de junho de 2015

A NOVA GUERRA FRIA EM TEMPOS DE INTERNET (PARTE 2)






Cássio Ribeiro

Alto mar. Da superfície do oceano ao fundo são 2 mil metros aproximadamente. A partir do fundo, rumo às entranhas da Terra, tem início uma camada de sal rochoso com cerca de 4 mil metros. Só depois que se chega ao precioso e cobiçado petróleo do pré-sal. Para realizar a perfuração e a extração do petróleo localizado abaixo da superfície marinha é necessário avançada tecnologia. A Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) é a líder mundial em tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas; e isso interessaria a quem? Óbvio, aos maiores consumidores de petróleo do mundo, os Estados Unidos.






O mais precioso nisso tudo, até mesmo mais precioso do que o valoroso petróleo pré-salino, valor ao extremo mesmo, tem é a informação. Informação que se obtém para saber como são feitas e como andam as perfurações e extrações brasileiras em alto mar. Saber como age o vendedor é para o comprador um trunfo importantíssimo na negociação das aquisições do produto.





Depois que os jornais The Guardian e The Washington Post publicaram, em 2013, matéria em que o ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA (National Security Agency), Edward Joseph Snowden, revelou em detalhes como é posto em prática o sistema de vigilância mundial dos Estados Unidos, sabe-se que privacidade mesmo se tem é na privada de casa, e com o celular desligado, pois se o modo localização tiver ativado, provavelmente o Google saberá onde você está e o que possa estar fazendo.


 Agência Nacional de Segurança Norte Americana



"Eu sou apenas mais um cara que fica lá no dia a dia em um escritório, observa o que está acontecendo e diz: isso é algo que não é para ser decidido por nós; o público precisa decidir se esses programas e políticas estão certos ou errados." (Snowden, em junho de 2013). 





Em depoimento ao Parlamento Europeu, em 7 de março de 2014, Snowden afirmou que os Estados Unidos querem executá-lo. O ex-agente encontra-se exilado na Russia atualmente.





Nos documentos ultra secretos da NSA, um trecho contém uma porta aberta para dentro da  rede privada de computadores da Petrobras, que é espionada pela NSA. 









Os documentos secretos revelados contêm instruções detalhadas para os novos agentes aprenderem a prática de espionagem digital. Um dos slides das aulas apresenta o nome da PETROBRAS com o título: "muitos de nossos alvos usam redes privadas."





Os documentos também revelam que a própria presidenta Dilma Rousseff foi alvo de espionagens e teve conversas com seus assessores ouvidas.







Dedução simples: se a presidenta Dilma foi espionada, qualquer um dos 7 bilhões de habitantes do Planeta, que não viva em modo isolado de vida, pode ter detalhes seus acessados a qualquer momento.



Claro que a grande maioria dos 7 bilhões de pessoas não interessa de forma relevante aos serviços de inteligência mundiais; a questão central nem é essa, ou seja, quem possa ser o escolhido para ser ou não espionado, mas sim o fato em si de que todas as portas da sua mínima privacidade estão potencialmente abertas, escancaradas mesmo.


Saber o que se fala, o que se compra, o que se acessa e o que se lê, além de tudo onde se vai e o que se faz, parece ser algo bem comum no dia a dia de empresas como as colaboradores diretas da NSA, as gigantes Google e Microsoft, que já foram elas mesmas espionadas pela "patroa" NSA.


Perceber esse mecanismo de espionagem no nosso cotidiano é bem fácil. O prezado leitor já deve ter percebido que depois de entrar no Google e fazer uma pesquisa, sobre um modelo de tênis por exemplo, logo tem seus próximos acessos e navegações invadidos por diversas ofertas e anúncios variados de tênis que "pipocam" loucos sem pedir licença e roubam a paz e a concentração de quem navega na grande rede mundial de computadores.






Resumo da ópera: eles sabem, prontamente e quando quiserem, o conteúdo que você acessa e tudo o que você troca de informação entre idas e vindas com computador, celular, tablet ou qualquer meio de acesso que você possa usar para se conectar.



A lista dos piores invasores virtuais, segundo a analista Webroot, contém o PurityScan (que abre janelas pop-up e promete apagar imagens pornográficas do computador),Transponder (vx2), que monitora o uso do browser, o KeenValue (adware que coleta informações pessoais) e o Perfect Keylogger (que monitora o uso do teclado, enviando informações digitadas para seus criadores. De todos, o pior para o usuário comum de Internet é o spyware CoolWebSearch.





Uma das questões primordiais do entendimento humano endaga se há algum meio de vida fora do Planeta Terra e se não estamos sozinhos no Universo. Sobre o Universo não podemos afirmar seguramente que haja seres semelhantes a nós, porém, mais perto de nossa realidade existencial, precisamos conviver com a certeza de que estamos potencialmente em focos de visões. No Universo Virtual ou Ciberespaço jamais estamos sozinhos; há uma nova versão de Guerra Fria na qual podemos ser invadidos e virarmos evidência exposta com a mesma velocidade da energia eletromagnética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário