domingo, 9 de dezembro de 2012

PASSA QUATRO: PRESENTE PASSADO E NATUREZA NO EXTREMO SUL DE MINAS GERAIS



Por Cássio Ribeiro

A cidade de Passa Quatro fica localizada no sul de Minas Gerais, a 970 metros de altitude, nas chamadas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, próximo à divisa com São Paulo. Seu nome nasceu de uma referência que o bandeirante paulista Fernão Dias deixou para os viajantes posteriores: "Passa quatro vezes o mesmo rio e terás um repouso tranquilo". A passagem dos bandeirantes paulistas e suas paradas no século 17 deram origem à cidade e ao trajeto da Estrada Real, cujo percurso passava pelo Vale do Paraíba Paulista e escoava, através do porto de Paraty, no estado do Rio, o ouro extraído das Minas Gerais.


 Vista do Mirante de Passa Quatro




O local continua propício para um repouso tranqüilo em pleno século 21. Com cerca de 15 mil habitantes, Passa Quatro possui um rico acervo arquitetônico e urbanístico formado por construções que datam da virada do século 19 para o 20: A Matriz de São Sebastião, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em estilo gótico, o calçamento em paralelepípedos formando faixas claras e escuras nas ruas, as fontes de água mineral presentes em todas as praças e jardins, o conjunto da estação ferroviária e o clima, que no verão varia entre 16 e 22 graus e, no inverno, chega a 0 grau durante as geadas da madrugada, dão um toque especial e aconchegante à cidade.



 Matriz de São Sebastião




 Igreja de Nossa Senhora Aparecida




Já as belezas naturais da estância climática e hidromineral formam um complexo propício ao ecoturismo, onde estão presentes o Pico da Pedra da Mina, com 2797 metros de altitude — que fica no trecho da Mantiqueira chamado de Serra Fina e é o 4º ponto mais alto do Brasil — o Pico dos Três Estados, com 2665 metros, localizado no encontro entre as divisas de SP, MG e RJ, e o Pico do Itaguaré, com 2308 metros, onde nasce o ribeirão Passa Quatro, que corta a cidade e foi a referência para a chegada dos Bandeirantes paulistas, e para a escolha do nome com o qual os mesmos batizaram o lugar. 

 
Os 370 quilômetros de estradas rurais de Passa Quatro oferecem trilhas para treking, passeios de jipe e sediam anualmente a Copa Power Bike de mountain bike. Outros atrativos são a Reserva Florestal do IBAMA, rios, cachoeiras e pescarias de truta. No centro da cidade, próximo à Matriz de São Sebastião, o visitante pode obter informações sobre as opções turísticas do município. 

Por estar perto da divisa com São Paulo, a cidade foi cenário das revoluções de 1930 e 1932. Uma ótima opção para o turismo histórico é a viagem de maria fumaça em vagões do século 19, que partem da estação da cidade todos os sábados às 10h e às 14h30 e, aos domingos, às 10h.

Antes do embarque e no retorno, os turistas ouvem as músicas do acordeom tocado por um típico personagem do Brasil; seu José Rodrigues, de 59 anos. Deficiente visual, José toca o instrumento há 20 anos.

 José Rodrigues, 59 anos: música ao vivo na estação da cidade, apesar da deficiência visual



 Vagões do século 19 ...


 
 e a locomotiva fabricada em 1929


A passagem para essa viagem histórica custa 30 reais por pessoa, e o trem percorre um trecho da antiga estrada de ferro Sul Mineira Highway, que ligava Cruzeiro, no Vale do Paraíba Paulista, a Três Corações / MG.
  

A ferrovia, cujo espaçamento é de 1 metro entre os trilhos (bitola métrica), não recebe mais trens circulando em sua linha. Apenas a locomotiva de Passa Quatro e seus vagões turísticos operam mantendo vivas as belas e históricas tradições ferroviárias do Brasil, numa espécie de museu cinemático sobre trilhos em plenas Terras Altas da Mantiqueira.


O percurso passa pela estação de Manacá, no distrito de Pinheirinho, onde funciona uma feira de artesanato, pingas e doces mineiros. No local, foram gravados os últimos capítulos da minisérie Mad Maria, da TV Globo. 

O trajeto do passeio chega à estação de Coronél Fulgêncio, próximo ao túnel de 1 quilômetro de extensão que separa Minas Gerais de São Paulo no alto da Serra da Mantiqueira, e foi o cenário de sangrentas e decisivas batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932, com a presença do então jovem médico mineiro Juscelino Kubitschek. 


No túnel, é dada uma aula de História sobre a Revolução. Quando as explicações terminam, é hora de voltar à Passa Quatro. O percurso de ida ao túnel e volta, incluindo as duas paradas (Manacá e Coronél Fulgêncio), é realizado em cerca de duas horas.


 A pequena estação de Manacá, que já foi cenário para gravações da TV Globo


Em Passa Quatro, presente, passado e natureza se encontram graças a um universo com jeito de máquina do tempo capaz transportar o visitante para o século 19 e, porque não, para o aconchego do repouso tranquilo dos fundadores e pioneiros Bandeirantes paulistas. 


Para chegar à cidade, o turista deve usar a saída 39 da rodovia Presidente Dutra, que fica no quilômetro 40, em Cachoeira Paulista. Depois deverá seguir pela rodovia SP–58 em direção à cidade de Cruzeiro/SP, até o trevo que indica o acesso para Passa Quatro, pela SP–52.


 Parada na estação Coronel Fulgêncio, ...




 a partir da qual os turistas realizam uma curta caminhada pelos trilhos até a histórica entrada mineira do chamado Grande Túnel, ...





em cujo interior é dada uma aula de História sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. A outra saída do Grande Túnel já está no estado de São Paulo, a cerca de 1 quilômetro da entrada mineira do túnel. A divisa entre Minas Gerais e São Paulo fica bem no meio da travessia observada na foto acima 
 



No vídeo abaixo, o leitor pode ter uma noção de como é o visual durante a viagem da estação de Passa Quatro até o túnel histórico da Revolução Constitucionalista de 1932, já no alto da serra e na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. O vídeo começa com o jovem rio Passa Quatro fluindo serra abaixo sob a ponte.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário