quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O DISCO NEVERMIND DO NIRVANA E SUA POLÊMICA COM O FACEBOOK

Por Cássio Ribeiro

Antes de falarmos sobre a polêmica relativa à suposta proibição da imagem da capa do álbum Nevermind do Nirvana pelo Facebook na semana passada, é necessário compreendermos o que representou e representa o disco para o Rock em toda a sua história.
O disco Nevermind é o segundo trabalho de estúdio da banda norte-americana Nirvana, da cidade de Seattle. Foi lançado há quase 20 anos, no dia 26 de setembro de 1991, e vendeu, logo após ter sido lançado, cerca de 26 milhões de cópias, sendo 11,5 milhões só nos Estados Unidos.
Nevermind projetou rapidamente em todo o mundo a banda liderada pelo hoje saudoso Kurt Cobain. Crítica e público não economizavam elogios diante de sua variada sonoridade, que não permite ainda hoje defini-lo de forma precisa como rock, pop, underground ou punk.
Além de todo o merecido sucesso que fez e faz com suas faixas, Nevermind, que está na lista dos 200 discos definitivos no ‘Rock And Roll Hall Of Fame', talvez tenha seu principal atrativo não apenas no auditivo dos acordes e dos espancamentos da bateria de suas canções, mas também na sua capa totalmente inusitada e inovadora até então, que foi eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos.
Nevermind também foi eleito pelo canal de TV norte-americano VH1 como o 2º melhor álbum de toda a história do Rock, perdendo apenas para o disco Revolver, dos Beatles. E é lógico que perder apenas para os Beatles é, de certa forma, como perder para Pelé na história do Futebol, e ocupar, assim, também um pouco do primeiro lugar.
O mais curioso de tudo está na simplicidade da forma como a foto da capa de Nevermind foi produzida, e no preço pago pelo fotógrafo para os pais do “modelo”.
Em 1991, o jovem americano Spencer Elden era apenas um Bebê. Seus pais o soltaram pelado em uma piscina do Rose Bowl Aquatic, na Califórnia. Spencer foi atraído por uma nota de 1 dólar presa em um anzol de verdade e o fotógrafo Kirk Weddle usou um rolo de filmes fazendo fotos do nadador sedento pelo dólar. Os pais do então bebê Spence receberam a pífia quantia de 200 dólares pela exposição no ensaio fotográfico aquático que produziu a imagem escolhida para a capa do disco Nevermind do Nirvana.



A lendária capa do disco Nevermind, do Nirvana



Na semana passada, em 27 de julho, após ser publicada no perfil oficial da banda Nirvana no Facebook, a imagem da capa do disco Nevermind foi censurada e tirada do ar pelo próprio Facebook. O motivo alegado foi que a imagem violaria um dos termos de uso do site, que proíbe a publicação de imagens de nudez.
Dois dias depois, já em 29 de julho, representantes do site de relacionamentos Facebook, em declaração à revista britânica NME, negaram que o site tivesse censurado a capa do disco Nevermind. “A foto da capa de Nevermind não viola os termos do Facebook, que permite a postagem de fotos de crianças (bebês) nuas que claramente não estejam em posições sexuais por vontade própria. Se os pais quiserem compartilhar as fotos de seu bebê com seus avós, não gostaríamos que eles fossem incapazes de compartilhar pelo Facebook”, disseram os representantes do site de relacionamentos.
Recentemente, Spencer Elden recriou, dessa vez vestido com um calção, a singular foto da capa de Nevermind na mesma piscina do Rose Bowl Aquatic Center, na Califórnia.



"É estranho pensar que muitas pessoas já me viram pelado. Eu me sinto como o maior astro pornô do mundo", disse Spencer Elden ao site da MTV norte-americana

No próximo dia 26 de setembro, a gravadora americana Reimagine Music lançará uma coletânea para comemorar os 20 anos de lançamento do disco Nevermind. A coletânea, na qual as 12 faixas de Nevermind serão regravadas por diversos artistas do Rock de todo o mundo, se chamará "A 20th Anniversary Tribute To Nirvana's Nevermind" e terá como única atração do Rock brasileiro a cantora Pitty, que foi convidada para regravar a faixa 10 de Nevermind (Stay Away), e cujo trabalho de gravação já foi concluído pela rockeira brasileira no início de julho último, em um estúdio de Nova York.

Ouça no link abaixo, a versão original de 'Stay Away' lançada em 1991, no disco Nevermind:
http://www.youtube.com/watch?v=xA5HbqgCIUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário